Dicas de A a Z para trekking.
admin | 12 de setembro de 2007a) mochila: 50 litros aproximadamente, de 6 a 8 quilos;
b) sandálias: apropriadas ao trekking, que possam molhar. Tênis ou botas pesam na areia e não podem ser molhados.
c) camisetas de algodão. Levar uma de manga comprida para o sol do dia e a brisa da noite.
d) bermuda leve e roupa de banho
e) boné
f) óculos escuros
g) protetor solar
h) tábua de maré
i) máquina fotográfica e vídeo
j) GPS
l) saco de dormir, barraca e alimentos. Fazer uma análise antes do percurso para ver se há necessidade.
m) água. Nunca esquecer!
n) Guia de Praias 4 Rodas.
o) não leve em sua mochila o “livro de sua vida” de 400 páginas, além de pesar vai te impedir de conhecer a comunidade. Vá ao bar, converse com o pescador, com a rendeira, com as crianças.
p) quantos quilômetros andar? Nossas trilhas estão programadas para percorrer de 15 a 30 quilômetros por dia. A média de um pescador é de 6 km/hora (uma légua). O ideal é perfazer em média 6 horas por dia o que dá um total de 30 km. O número de km/dia vai depender do tipo de praia (se é plana ou inclinada, areia fofa ou batida), da travessia de rios, falésias, etc. A experiência do caminhante, o número de pessoas no grupo, a faixa etária (se é composto por crianças ou idosos deve ter uma atenção especial), além da maré, são fatores que influenciam no número de quilômetros andados por dia.
q) alimentação: prove da cozinha regional. É uma oportunidade de entrar em contato com as comunidades locais.
r) hospedagem: pelo mesmo motivo, hospede-se na pousada dos nativos.
s) roteiros; seja criativo, invente um roteiro.
t) navegação-localização: sem problemas. O litoral é retilíneo, e isto é uma grande vantagem. No caso do litoral cearense, pode-se ir de leste a oeste. Procure informar-se com pescadores sobre rios, marés, obstáculos em geral. Porém, alguma aventura sempre há de acontecer.
u) números de pessoas. Não existe um número limitado de pessoas para a prática do trekking. O ideal é não reunir um número muito grande de pessoas para não agredir tanto a natureza como as comunidades mais primitivas, mais isoladas.
v) comportamento: como já foi dito, respeite a fauna, a flora e as comunidades locais. Levar saco de lixo é imprescindível.
x) não seja atrevido, saiba recuar nos momentos difíceis, em que você não tem o domínio da situação, na travessia de um rio, por exemplo.
z) cobras, insetos e acidentes: a melhor forma de evitá-los é o respeito, o cuidado. Caso aconteça lembre-se que num limite máximo de 15 km há uma cidade ou um povoado. O ideal é que alguém vá buscar ajuda se houver gravidade.
Comentários