Brasil Passo a Passo

Mostrando o Brasil para os brasileiros
  • rss
  • Início
  • O Projeto

Arraial do Cabo das águas claras, frias e pesquisadas!

admin | 29 de fevereiro de 2008

Arraial do Cabo
Tem as águas mais claras e também as mais geladas do litoral brasileiro. Diferente do charme de Búzios e do agito de Cabo Frio conserva um ar de cidade interiorana bem propícia à instalação de um centro de pesquisas sobre o mar como é o caso do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Nogueira. A Chefa do Departamento de Oceanografia, Dra. Eliane Gonzales Rodrigues nos falou de todo o empenho da Marinha em transformar aquele Instituto num dos maiores centros de pesquisa sobre o mar do Brasil e de suas quase três décadas de dedicação aos estudos do mar. Mostrou como a pesquisa é muitas vezes ignorada pela mídia em favor das coisas digamos assim, mais “quentes”, como as catastróficas conseqüências do aquecimento global. Uma das paisagens mais belas do litoral brasileiro, a caminhada de Saquarema a Arraial do Cabo está hoje seriamente comprometida. No interior da restinga, as raras salinas estão cedendo lugar para os loteamentos que pouco a pouco vão chegando, chegando, e tomando conta de tudo…

Comentários
Comentários desativados em Arraial do Cabo das águas claras, frias e pesquisadas!
Categorias
Diário de Bordo
Comentários RSS Comentários RSS
Trackback Trackback

Búzios de Bardot e da mariola…

admin | 27 de fevereiro de 2008

Búzios

Já a sempre bela e badalada Búzios também teve um crescimento muito acentuado nestes últimos dez anos e algumas medidas tiveram de ser tomadas como a contenção de obras nos morros e áreas de encosta. As chuvas fizeram com que ao invés das belas praias nos voltássemos mais para as pessoas e suas histórias.

Sérgio, Neli e Alexandre

O Alexandre, que hoje mora na França, surfista e fazedor de prancha, nos falou de como é interessante pensar no mar do Brasil longe dele e comentou que praias como Arpoador, Ipanema e Leblon, lá no Rio, já não tem a mesma ondulação de tempos atrás. Já a Neli da Pousada Calmaria, nativa de Búzios, mais precisamente da praia de Manguinhos, nos contou da sua infância, dos quintais cheios de pitangueiras e dos tempos sem água e sem luz onde os milionários terrenos de hoje na época eram quase que de usufruto comunitário. As melhores passagens ficaram com as lembranças de Brigitte Bardot, ainda no início dos anos 60, quando Búzios era apenas uma vila de pescadores e a diva, uma das mulheres mais bonitas da época, ia, descalça, comprar mariola na venda do tio de Neli…

Comentários
Comentários desativados em Búzios de Bardot e da mariola…
Categorias
Diário de Bordo
Comentários RSS Comentários RSS
Trackback Trackback

Macaé e um recado para Anchieta!

admin | 25 de fevereiro de 2008

Macaé

A chegada ao Rio foi precedida de fortes chuvas e elas iriam nos acompanhar por um longo tempo. Ainda pensando na situação do que poderá acontecer a Anchieta-ES passamos por Atafona em Campos e Macaé; a primeira praticamente destruída pela erosão (vide Conceição da Barra) e a segunda sofrendo uma série de problemas com o boom do petróleo. A exploração do petróleo na Bacia de Campos mais do que degradou a cidade ambientalmente. Transformou-a num pólo atrativo tanto para os prestadores de serviços como também para um grande número de pessoas desqualificadas profissionalmente que vieram do próprio Grande Rio como também de municípios vizinhos e até de outros estados. Aliando-se a isto um histórico de más administrações municipais o resultado foi favelização e tudo de negativo que esta traz.

Comentários
Comentários desativados em Macaé e um recado para Anchieta!
Categorias
Diário de Bordo
Comentários RSS Comentários RSS
Trackback Trackback

Itaoca: verão chegando…

admin | 20 de fevereiro de 2008

Itaoca

Uma cena que poderia ser vista em qualquer lugar do litoral do Brasil. Pescadores de formação, gente que foi forjada no mar, ali, pintando e consertando barraquinhas onde irão vender peixe (não pescados por eles) frito e cerveja para complementar a renda. Fica sempre a ansiedade de que este verão, que vai ser “curto”, trará a renda suficiente para sustentar estas famílias por alguns poucos meses…

Comentários
Comentários desativados em Itaoca: verão chegando…
Categorias
Diário de Bordo
Comentários RSS Comentários RSS
Trackback Trackback

Anchieta: do Bar do Sabag à Bao Steel…

admin | 19 de fevereiro de 2008

A bucólica cidade do litoral sul do Espírito Santo que sempre foi conhecida pelas praias por onde o padre Anchieta caminhava é hoje um dos pontos de discussão mais quentes do litoral brasileiro e que com certeza vai gerar ainda muita polêmica. Ali, através de uma parceria que envolve governo e iniciativa privada, vai ser instalado um complexo siderúrgico que promete modificar não só o meio ambiente, como às vezes alguns ambientalistas insistem, mas com a cabeça e a vida, com o modo de viver das pessoas. Estivemos com Amarildo Calenzani, Superintendente da Prefeitura que gentilmente nos recebeu no lugar do prefeito Edival Petri que com razão não pára mais na cidade. Viaja pesquisando, vendo e estudando casos do que aconteceu com outras cidades que tiveram projetos semelhantes ao que vai ser implantado em Anchieta. A grande verdade é que a população de Anchieta ainda não dimensionou, não tem a menor idéia do que vai acontecer com a instalação do complexo siderúrgico. Desenvolvimento sustentado à parte fica uma certeza; as tardes calmas e mornas, na pracinha em frente ao Bar do Sabag por onde o Padre um dia caminhou, jamais serão as mesmas…

Comentários
Comentários desativados em Anchieta: do Bar do Sabag à Bao Steel…
Categorias
Diário de Bordo
Comentários RSS Comentários RSS
Trackback Trackback

Setiba: uma “ilha” de bem estar!

admin | 17 de fevereiro de 2008

Situado entre a Grande Vitória e Guarapari encontramos o Parque Estadual Paulo César Vinhas, mais conhecido como Parque Estadual de Setiba. São 12 km de praias, restingas, lagoas, ilhas e dunas. O parque situa-se num ponto “estrategicamente ecológico” tendo em vista as áreas extremamente urbanizadas que as circundam. Ainda com problemas de ordem jurídica, como a questão das desapropriações por exemplo, o parque vem sendo reestruturado. Em poucos lugares do Brasil pode-se estar em contato direto com uma natureza tão selvagem próxima de área tão urbana. Percorrer as trilhas e praias de Setiba é sempre uma nova e relaxante experiência.

Mabel Faria

Como diz a analista de meio ambiente e recursos hídricos Mabel Ludka de Faria, “a implantação do parque de fato pode propiciar uma “ilha” de bem estar no já bastante pressionado litoral do Espírito Santo”.

Comentários
Comentários desativados em Setiba: uma “ilha” de bem estar!
Categorias
Diário de Bordo
Comentários RSS Comentários RSS
Trackback Trackback

Vitória: uma ilha acelerada!

admin | 15 de fevereiro de 2008

Moro em Vitória há cinco anos e tenho acompanhado o processo de crescimento físico da ilha e do seu entorno. Para além de uma crítica “ecológica” e oportunista sobre a ampliação de grandes projetos, da derrubada de casas quase que centenárias na Praia do Canto cedendo lugar a prédios de até 30 andares ou da cegueira pública e privada que não vê que o problema do trânsito é um problema basicamente de “quantidade no número de veículos” resolvi conversar com duas pessoas sérias e que aparentemente estavam defendendo modelos diferentes; o conservacionista versus o desenvolvimentista.

Andé Ruschi

Respeitando o ponto de vista de cada um deles e sempre levando em consideração a seriedade de suas atividades, conversei com o ecólogo André Ruschi no seu refúgio lá em Santa Cruz, município de Aracruz e também com Antônio Bispo, diretor presidente da Bristol Hotels. André Ruschi alertou que toda a problemática do aquecimento global passa por uma equação aparentemente simples: é no litoral que se resgata grande parte do carbono e também é ali que se produz o oxigênio, ou seja, o litoral e os impactos que ele sofre são de crucial importância para o futuro. Bispo, talvez menos científico e mais pragmático acredita na geração de riqueza como fonte de desenvolvimento social e econômico mas não abre mão de desenvolver-se sustentavelmente, como é a prática na sua rede de hotéis.

Comentários
Comentários desativados em Vitória: uma ilha acelerada!
Categorias
Diário de Bordo
Comentários RSS Comentários RSS
Trackback Trackback

Jacaraípe das raízes e da Casa de Pedra!

admin | 12 de fevereiro de 2008

Neusso

Antes da palavra sustentabilidade já existia o Neusso, artesão que constrói suas esculturas com raízes ou composição de diversos tipos de madeiras deixadas pela natureza. Sua casa, conhecida como a Casa de Pedra, fica no alto de um morro na praia de Jacaraípe onde ele constantemente açoitado pelo vento recebe os visitantes. Tanto quanto sua bela e ecológica arte é a paz interior de Neusso, que dá ao lugar um ar de igreja, convento, mosteiro, templo…

Comentários
1 Comentários »
Categorias
Curiosidades, Diário de Bordo
Comentários RSS Comentários RSS
Trackback Trackback

Espírito Santo: trekking no litoral norte.

admin | 9 de fevereiro de 2008

O litoral do Espírito Santo é como se fosse uma síntese do litoral brasileiro em termos geomorfológicos. Ali encontramos praticamente todos os ecossistemas, desde os mais comuns como as restingas, até belas dunas, como é o caso de Itaúnas, no extremo norte, já na divisa com a Bahia. Apesar de tão próxima dos grandes centros (SP, RJ, BH) a parte norte do litoral capixaba é uma das mais selvagens do país e por isso mesmo excelente para a prática do trekking. O ponto de partida desta caminhada é o povoado de Regência, na foz do imenso Rio Doce. Ali a base do projeto Tamar – Ibama além de nos oferecer precisas informações sobre as tartarugas marinhas pode nos proporcionar uma pousada (os preços são módicos). A primeira aventura fica por conta da travessia do Rio Doce, principalmente se ela for feita em canoa com os nativos. Do outro lado, na vila de Povoação, prepare o fôlego porque você vai passar pela Praia do Degredo (texto) e a próxima parada só no Pontal do Ipiranga. O trecho, de quase 40 km, é só para profissionais! As praias são bastante inclinadas e a areia muito grossa dificulta bastante a caminhada. Apesar das várias lagoas próximas à praia (Monsarás, por exemplo) é aconselhável levar bastante água porque a região é completamente desabitada. Para quem não conhece a região não é nada aconselhável embrenhar-se pela vegetação em busca da sede de alguma fazenda. Importante: é fundamental sair ao raiar do dia se não quiser passar uma noite dormindo na praia. Mas, ao final, todo esforço será bastante recompensado com uma cerveja geladinha e um peroá frito em Pontal do Ipiranga. Dali em diante, o clima já é de descontração, tanto que na Barra Seca encontramos a única praia de nudismo do Espírito Santo. A região é delimitada pela foz do Rio Barra Seca que forma uma espécie de lagoa na sua foz. Do alto da falésia podemos nos deliciar com o visual proporcionado pelo contraste do negro das águas da lagoa com o verde do mar. A dificuldade ali diante de tanta beleza é optar se continuamos pela praia ou se entramos por uma região de fazendas (acesso permitido). Imensas pastagens, porteiras, corrida de boi, trilhas por entre a matinha de restinga além de um café e um bom papo com os nativos são os ingredientes desta caminhada até a foz do Rio Mariricu onde encontraremos o povoado de Barra Nova. Esta pequena comunidade, habitada praticamente só por negros, é pura magia em noite de lua cheia. Mas adiante Guriri que oferecerá todas as mordomias aos que pretendem relaxar um pouco para atravessar o Rio São Mateus para então chegar a Conceição da Barra, a terra do Ticumbi, maior expressão do folclore local. Atravessando o Rio Guaxindiba e a foz artificial do Itaúnas, chegamos à vila de Itaúnas. Ali a antiga vila foi soterrada pelas imensas dunas que dominam o local. A paisagem é belíssima! A criação do Parque Estadual de Itaúnas em 1991 foi fundamental para conscientizar turistas e moradores no que diz respeito à preservação da região. Hoje, Itaúnas convive tanto com o forró que vira a noite como também com solitários praticantes do trekking que vão a pé até o Riacho Doce, divisa do Espírito Santo com a Bahia.

Comentários
Comentários desativados em Espírito Santo: trekking no litoral norte.
Categorias
Diário de Bordo, Dicas
Comentários RSS Comentários RSS
Trackback Trackback

Regência das tartarugas e do Caboclo Bernardo!

admin | 7 de fevereiro de 2008

Regência

A vila, localizada na foz do rio Doce, já foi famosa pelos contínuos massacres que as tartarugas marinhas sofriam quando ali vinham desovar. Depois de um árduo trabalho de conscientização desenvolvido pelo Projeto TAMAR-IBAMA, tendo a frente os incansáveis Joca e Luciana, hoje a vila é conhecida pelo sério trabalho de geração de renda e educação ambiental como também pela animação de suas festas populares. A história mais bonita da vila é a do Caboclo Bernardo que no ano de 1887 também na foz do rio Doce salvou 28 marinheiros de um naufrágio usando apenas sua força física, ou seja, os braços para enfrentar as ondas. Carlinhos Profeta é um dos nossos grandes amigos que resolveu migrar para a paz de Regência e que agora nos contempla com a boa música e a alegria que sempre acompanham as festas da vila.

Comentários
Comentários desativados em Regência das tartarugas e do Caboclo Bernardo!
Categorias
Diário de Bordo
Comentários RSS Comentários RSS
Trackback Trackback

« Entradas Anteriores

Posts recentes

  • Gestação e parto! Começar e terminar!
  • Serviço – Rio Grande do Sul
  • Porque Cassino?
  • Uma praia, várias praias…
  • O faroleiro Babi e outras histórias…

Comentários

  • André Azambuja em Praia do Cassino: a maior praia do mundo!
  • nartalia em Rio Grande do Sul: litoral de poucos rios…
  • Flávius M. A. M. Castro em Chuva, lama e solidariedade
  • lucas em Jacaraípe das raízes e da Casa de Pedra!
  • Jennifer-Tool em Ilha Grande: natureza selvagem bem preservada!

Arquivos

  • maio 2008
  • abril 2008
  • março 2008
  • fevereiro 2008
  • janeiro 2008
  • dezembro 2007
  • novembro 2007
  • outubro 2007
  • setembro 2007
  • agosto 2007
  • julho 2007
  • junho 2007

Categorias

  • Curiosidades
  • Diário de Bordo
  • Dicas
  • Vídeos

Meta

  • Acessar
  • Feed de posts
  • Feed de comentários
  • WordPress.org
rss Comentários RSS valid xhtml 1.1 design by jide powered by Wordpress get firefox