À caminho de Fortaleza
admin | 26 de setembro de 2007Preá
Nesta vila de pescadores próxima a Jeri fomos levados por nosso amigo Lúcio Santos do Parque Nacional de Jericoacoara – IBAMA a conversar com o Seu Zé Chagas. Mais uma vez a conversa girou em torno da pesca, de como era a vida antes da luz elétrica, da chegada dos turistas e de todo este agito que vive Jeri e a região próxima.
Almofala
Depois de 10 anos uma grande emoção ao revisitar a base do Projeto TAMAR – IBAMA em Almofala. Vimos o início de um árduo trabalho e agora a base funcionando a todo vapor, principalmente as práticas de educação ambiental com as crianças. Saiba mais com o biólogo Marcello Spiandorin – 88-36672020.Mundaú
Mundaú é uma das mais belas bocas de barra do Ceará. A estrada passa por dentro das dunas e desemboca dentro de um rio de águas verdes. Na margem leste o mar avançou bem.
Lagoinha
Lagoinha sempre foi considerada uma das praias mais belas do Ceará. Está toda tomada por bares, barracas e vendedores do que se possa imaginar. Construiu-se em cima das dunas e parece que agora já estamos entendendo o que é a tal “invasão estrangeira”.
Pecém
Pecém merece uma análise toda especial. Na praia existe um porto, não um porto de pescadores, mas um porto “de verdade”, daqueles de exportação. Fomos visitá-los e fomos muito bem recebidos, mas não pudemos filmar ou fotografar seu interior. Desde já sabemos que o estudo dos portos vai ser crucial nas análises sócio-ambientais no decorrer do projeto. Quer mais informações? Acesse www.cearaportos.ce.gov.br.
Icaraí
Icaraí é uma praia semi-urbana, próxima a Fortaleza. Parece que na década de 70 todos queriam ter uma casa na praia e compravam seus lotes e saíam construindo qualquer coisa.
O tempo passou, as crianças cresceram e não queriam mais passar as férias com os pais. Vieram os assaltos e hoje muitas destas casas estão mal conservadas ou abandonadas. As que foram construídas “dentro” do mar agora estão sendo devoradas pelo voraz Atlântico.
Fortaleza
Duas experiências bem contrastantes, porém bastante gratificantes: na primeira uma entrevista com o simpático e bem falante Presidente da ABIH – Associação Brasileira da Indústria Hoteleira – CE Manoel Linhares, que nos falou do esforço que os hoteleiros vem fazendo para desassociar Fortaleza do estigma de cidade do turismo sexual como também da série de medidas voltadas para profissionalizar o turismo no Ceará, principalmente no que diz respeito à mão de obra
Depois fomos passar o domingo no conjunto Palmeiras, já bastante conhecido pela experiência com o Banco Palmas. Nossa amiga Beth, nos recebeu para um almoço comunitário e depois passamos a tarde visitando um projeto muito criativo, de turismo solidário. Através de empréstimos da ONG italiana Associação Tremembé Onlus as famílias reformam suas casas para receber turistas estrangeiros. É uma experiência fantástica esta troca de visões de mundo, o que poderíamos chamar até de turismo social, e porque não político.
Comentários