Penedo: Nego D’água do São Francisco!
admin | 16 de novembro de 2007Penedo é uma cidade histórica com H maiúsculo e o ponto de partida para conhecer a foz do São Francisco. Hospedar-se no tradicional Hotel São Francisco, com suas imensas varandas todas de frente para o rio é também de fundamental importância para entrar no clima da cidade e não tenha dúvida, ir toda noite ao Oratório, bar bem localizado nas suas margens. Depois é entrar em contato com o seu Toinho, pescador, sindicalista, poeta e ambientalista que nos levou para conhecer a foz do rio.
Saindo de Piaçabuçú fomos até o Cabeço, já no lado sergipano, onde o mar literalmente engoliu a vila. As areias que o rio trazia já não chegam mais por causa das barragens, daí a gula do mar por praias, vilas e faróis. Quinhentos metros dentro do mar e seu Toinho dizia que ali embaixo de onde hoje estava o barco, havia um coqueiral… A transposição do São Francisco tem gerado muitas discussões e a grande batalha é a seguinte: ambientalistas querem que o rio seja revitalizado (saneamento básico) antes de pensar na bilionária transposição…
Numa disputa um alto executivo pró transposição falou por cerca de uma hora até que passou a palavra (por 03 minutos!) para o seu Toinho que de dedo em riste ameaçou. Agora você vai ter de me escutar! Diante da bravura deste pescador a platéia não teve alternativa se não chama-lo de Nego D’água, numa alusão ao mítico personagem que assombra as almas de todos aqueles que por bem ou por mal desafiam as águas do Velho Chico…
Para entrar em contato com esta figura:
Antônio Gomes dos Santos (Seu Toinho)
Fone: 82-3551-4463
People should read this.
Olá, que pena que as pessoas da cidade de Penedo não dão valor a esse homem (Toinho Pescador) que luta com toda sua garra pelo meio ambiente, preservando algo que é nosso, tentou ser vereador mais não conseguiu por preconceitos, as pessoas deveriam o reconhcer mais o trabalho dele. Agradeço a vocês por publicarem o manifesto dele.
Abraços.