Pontos extremos do Brasil
admin | 19 de junho de 2007Quando saíamos de viagem sempre falávamos muito de qual a sensação que teríamos ao final, depois de conhecer os quatro pontos extremos do Brasil, norte – sul e leste – oeste. Concluído o Amapá, onde o Oiapoque se destaca por ser um destes extremos, vamos agora falar um pouco de mitos e lendas, verdades e meias-verdades, sobre os extremos do Brasil. O termo do Oiapoque ao Chuí, comumente usado para designar os limites norte e sul do Brasil, foi recentemente abalado pelo “descobrimento” do Monte Caburaí, em Roraima. Como o Brasil foi povoado e apresenta uma grande concentração populacional no litoral, dizia-se que o Brasil ia do Oiapoque – AP (limite litoral norte) ao Chuí – RS (limite litoral sul). Observando o mapa do Brasil percebe-se que o Monte Caburaí está e sempre esteve em latitude bem mais ao norte do que o Oiapoque. A novidade mesmo é o município do Chuí, recém emancipado de Santa Vitória do Palmar-RS que ganhou sua autonomia mas, em compensação, não levou para si o título de ponto mais extremo ao sul do Brasil. A barra do rio Chuí, onde fica o Farol do Chuí pertence ainda a Santa Vitória do Palmar, onde o professor Homero Suaya Vasquez Rodrigues, natural desta cidade, vai adiante e diz sorrindo que o ponto extremo mesmo é duzentos metros rio adentro, numa curva (meandro) que rouba uma área do tamanho de um campo de futebol do Uruguai…
Arroio Chuí – 1996
Tão controversos como os limites norte e sul são os limites leste e oeste do Brasil. A história do limite leste talvez seja uma das mais curiosas. Por séculos considerou-se como o extremo leste o Cabo Branco, em João Pessoa, na Paraíba. O vento e as correntes marinhas vindas de nordeste assediaram ao longo de anos e anos aquela ponta erodindo-a e fazendo com que todo estes sedimentos
(lama e areia) viessem depositarem-se, por ironia do destino, um pouco mais à frente, na Ponta Seixas. O efeito foi simplesmente o seguinte: o Cabo Branco diminuiu e a Ponta Seixas aumentou. Como os fenômenos geomorfológicos não acontecem da noite para o dia, pode-se supor que o reinado da Ponta Seixas durará por um bom tempo!
Já a história do extremo oeste é típica de região de selva (floresta amazônica). A cabeceira do rio Moa é um lugar de difícil acesso. Para se conhecer o local é necessário ir até Cruzeiro do Sul-AC e dali enfrentar uma verdadeira expedição, daquelas em que o exército realmente tem de ir junto pois há a possibilidade de contatos tanto com a guerrilha como com narcotráfico peruano. Como não houve a possibilidade de fazer tal expedição tivemos de nos contentar com um vôo numa pequena aeronave. Mesmo assim, apesar da visão do belo Moa serpenteando em território brasileiro, ficou difícil localizar realmente o Marco 76, que baliza o extremo oeste do Brasil. Cabe ainda dizer que o município mais a oeste do Brasil não é Cruzeiro do Sul como muitos pensam, e sim Mâncio Lima – AC, fronteira com o Peru.
Na Serra do Tepequén, Roraima, que já foi uma das maiores produtoras de diamantes do Brasil, ouvimos algumas histórias de fronteiras. A mais inusitada foi a de um piloto de helicóptero que disse que os garimpeiros brasileiros refaziam a fronteira do Brasil com a Venezuela conforme os seus interesses. Ele mesmo, com o seu helicóptero, ajudou a remover alguns marcos…
ACHEI MUITO INTERESSANTE!!!! CRIATIVO
BJUS
foi um prazer entrar nesse site tem de tudo que quisermos
Não achei muito explicátivo mas tem bastante dados.
oi eu achei este site bacana pra mim acessar e saber
+ sobre o pontos extremos do brasil e tambem pra eu fazer meu trabalho de georgrafia tomara que ganhe um 10 na pesquisa! brigado o o o o o o o !!!!
é muito legal esse site traz muitas informações interessantes e tira nossas constantes dúvidas,espero que vcs que entram ou entraram tejam tido a mesma impressão que eu tive um xero para os visitantes…..TCHAUZINHO…..
eu desejava fazer uma pesquisa sobre os pontos extremos do Brasil
áaaaaaaaaaaaaaaaaaa
á tá eu gostei de fazer esse comentario
é baum tbm
valeu galera de goiás e de pernambuco é baum também
valeu chau !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
num achei muito bom
mas valeu
Nao encotrei o que quiria,mas amei o cite!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
TCHAAAAAAAAAAAAAAAAAAAUUUUUUUUUU Galera!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
eu achei bem interasente mas o que eu queria não estava nesse saite
Muito Obrigada(o) Valeu!!
Gostei mais oq eu queria naum estava aki ..
Mais obrigada ..
BjuuUus*
achei legal e divertido
muito interessante gostei mt valeu apena achei o q queria
ooi 😀
eu achei maneiro esse site. é bom pra nós conhecermos mais sobre os pontos extremos do Brasil!
bastante interessante (y)’
tchaau.
bjiin :*
É mesmo, tem gente que confunde os pontos extremos do do Brasil e diz erradamente; Do Oiapoque ao Chuí,quando na verdade seria: da nascente do rio Ailã,no Monte Caburaí ao Chuí.Até mesmo comunicadores,formadores de opinião cometem essa gafe de dizer: Do Oyapoque ao Chuí,referindo-se aos pontos extremos setentrionais e meridionais do Brasil.
Norte – nascente do Rio Ailã, no Monte Caburaí, em Roraima;
Sul- Arroio Chuí, no Rio Grande do Sul;
Leste – Ponta do Seixas – Ponto mais Oriental do Brasil e das Américas, em JOÃO PESSOA, na Paraíba;
Oeste – nascente do Rio Moa, na Serra Contamana, no Acre.