Trekking nos Lençóis Maranhenses!
admin | 3 de agosto de 2007Em nossa passagem pelo Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, fizemos longas caminhadas. Saber o significado da palavra trekking foi fundamental para acompanhar esta jornada.
Trekking é uma palavra de origem inglesa que significa basicamente “caminhar em áreas de difícil acesso”. Para nós o trekking quase que se confunde com um dos conceitos básicos do ecoturismo: percorrer área selvagem a pé, dispondo do mínimo de estrutura (mochila, saco de dormir, alimentos) com o objetivo de desfrutar das belezas que a natureza nos proporciona. No nosso caso o trekking foi o método utilizado para atingirmos o nosso objetivo maior, ou seja, registrar o litoral brasileiro, principalmente os seres humanos que ali habitam. Trekking é a forma mais branda de abordagem utilizada. Através da caminhada podemos entrar em contato com áreas ainda preservadas (fauna e flora) e com comunidades isoladas interferindo o mínimo possível nestes ecossistemas. Imagine se tivéssemos descido de helicóptero para fazer um documentário numa destas vilas de pescadores perdidas Brasil a fora, na praia do Xavier, por exemplo, divisa do Ceará com o Piauí, onde até mesmo os carros só têm acesso pela praia. Com certeza o material seria bem diferente daquele coletado durante a caminhada, quando chegamos mais tranqüilos, mais integrados ao ambiente.
O praticante do trekking normalmente obedece a certas normas de comportamento em relação à natureza. Não danificar fauna e flora, respeitar as comunidades locais, não poluir o ambiente (lixo inorgânico principalmente) são atitudes que toda a comunidade trekker pratica e difunde. O trekking, além de prática física, é um exercício de contemplação e espiritualidade. O contato com a natureza faz o ser humano refletir sobre sua relação com o planeta como um todo. Todos estes fatores proporcionam ao trekker e ao ambiente uma intensa troca de energia que não se satisfaz só ali naquele momento, mas vai gerar todo um processo de educação ambiental e desenvolvimento sustentável que enriquecerá tanto ao ecoturista como a comunidade num todo.
Comentários