Canoa Quebrada – Ponta Grossa: praias de Lua e Estrela
admin | 2 de outubro de 2007Na caminhada de Canoa Quebrada a Ponta Grossa o destaque fica por conta do belo visual que a todo tempo nos proporciona a imensa baía. As altas falésias avermelhadas que encontramos de Ponta Grossa a Icapuí agora dão lugar a falésias de cor mais amarelada, ocre, bastante erodidas, menores em altura, com regatos d`água. Atenção! Verifique a origem dos regatos para não beber água contaminada! Desta vez, vamos puxar um pouco mais o passo. Serão 30 km pelas praias de Ponta Grossa, Retiro Grande, Retirinho, Fontainha, Lagoa do Mato, Quixaba, Marjorlâdia e Canoa Quebrada. Aqui as falésias, cobertas às vezes por dunas, outras por coqueiros e algumas por quedas d`água, predominam.
De suas areias multicoloridas que podem ser observadas na caminhada é feito riquíssimo artesanato de areia em garrafas. Canoa Quebrada, antiga vila de pescadores descoberta pelos hippies na década de 70 é hoje o coração do litoral leste. Aqui conversamos com o Evânio, nascido e criado em Canoa, que tal e qual o Zé Patinha de Jeri nos deu uma visão geral da transformação destas vilas de pescadores em destinos turísticos internacionais.
Dê uma parada por aqui e curta um pouco de mordomia. E claro, não deixe também de curtir os famosos forrós onde a nativada e os turistas fazem a festa. Afinal, depois de 30 km você merece essa mordomia. Vá ainda até Aracati e conheça o importante patrimônio histórico e arquitetônico colonial sem deixar de antes fazer uma caminhada pelas dunas próximas a Canoa à tarde, contemplando o pôr do Sol.
Comentários