Icapuí: bilros e turismo responsável
admin | 8 de outubro de 2007A divisa do Ceará com o Rio Grande do Norte é a cidade de Tibau, em território potiguar. A divisa é feita por uma rocha esculpida pelo mar, mas sua travessia é tranqüila, tendo em vista que se formou ali quase que uma espécie da passarela.
Ainda em território cearense, mais precisamente na Praia do Ceará. A praia é reta, pouco inclinada e de areia batida, excelente para caminhada. Depois vem Barrinha, Manibú, Arrombada, Peixe Gordo, Melancias, Tremembé, Quitéria, Reguenguela, Olho D`água, Icapuí e Cajuás.
No Tremembé não deixe de conhecer o trabalho de turismo responsável desenvolvido pela ONG italiana Associação Tremembé Onlus e pela Associação Caiçara de Icapuí. Na vila de pescadores de Melancias pode-se apreciar as rendeiras que trabalham com a renda de bilro.
A partir da praia de Tremebé entramos numa região de salinas. Uma opção é entrar no povoado de Ibicuitaba e daí seguir até Icapuí. Na pracinha central podemos ver tudo bem arborizado, limpo, com as casinhas pintadas de várias cores e um povo alegre e receptivo que saberá indicar com precisão qual o melhor lugar para comer (a melhor pasta da cidade se come na casa do Padre Lopes, com direito a apreciar sua fabulosa coleção de posters políticos) e dormir nesta jornada, 20 km, de nossa caminhada. Contato com a Associação Caiçara – Padre Lopes – 88-99646451
Comentários